hemorroidas emocional

Você sabia que as hemorroidas estão ligadas ao emocional?

Não é de hoje que sabemos que momentos de tensão e estresse e também o emocional podem afetar o organismo do ser humano. 

Porém, muitos não se atentam ao fato de que viver dessa forma traz diversos malefícios que podem se estender ao aparecimento de outros problemas, como as hemorroidas. 

Isso acontece porque, devido à ansiedade, o organismo também passa a funcionar de um “modo diferente”, o que pode causar aumento nas contrações do intestino e do ânus e, posteriormente, no surgimento das hemorroidas.

Entenda mais sobre esse tema e aprenda as melhores práticas de prevenção. 

Entenda por que as hemorroidas podem estar ligadas ao emocional

Como citamos, reações ligadas ao quadro emocional, como estresse e ansiedade, podem afetar diretamente o bom funcionamento do intestino de uma pessoa, consequentemente a hero. 

Diante disso, quem sofre com essas situações e tem problemas com as hemorroidas, pode ter uma série de pioras. Isso porque a ansiedade, quando ataca o intestino de uma pessoa, pode causar distúrbios, como a prisão de ventre, por exemplo. 

E o resultado disso, claro, é sentir ainda mais dor e desconforto. Dessa forma, fica evidente que esses fatores emocionais contribuem para a piora significativa do quadro clínico. 

Já em outros casos, a hemorroida pode surgir por consequência dessas situações de estresse e tensão. 

Pessoas que possuem a síndrome do intestino irritável (colite nervosa), muitas vezes oriunda de problemas psicológicos, por exemplo, sofrem com diarreias frequentes e fezes mais ácidas. 

Essa acidez, por sua vez, pode levar ao processo de surgimento da hemorroida, piorando o quadro com o passar do tempo.  

Como melhorar o emocional para evitar as hemorroidas? 

Adotar hábitos saudáveis é uma excelente alternativa para evitar hemorroidas . Confira, abaixo, quatro práticas de como fazer isso no dia a dia.

  1. Pratique exercícios físicos

Movimentar o corpo faz bem para a saúde física e mental. Além disso, praticar exercícios físicos com frequência fortalece o condicionamento físico, a resistência muscular, o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino. Assim, as fezes saem com mais naturalidade, diminuindo o risco de ficarem “presas” ou ressecadas. 

  • Evite doces em excesso

Doces são alimentos riquíssimos em carboidratos, o que contribui para que as fezes fiquem mais duras e, por isso, agrava o quadro de hemorroidas. Isso acontece porque naturalmente a pessoa precisará fazer mais pressão nos vasos sanguíneos do ânus para conseguir evacuar. Ou seja, evite o excesso desses alimentos

  • Beba bastante água

Muitas pessoas acabam procurando diversos remédios para as hemorroidas, mas esquecem um ponto muito importante: a hidratação. 

Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para o bom funcionamento do corpo, uma vez que, dentre outros benefícios, a água é capaz de diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e, claro, facilitar a digestão. 

Outro ponto importante é que ao se hidratar bem, suas fezes ficam mais macias, o que facilita sua eliminação e diminui qualquer necessidade de força durante a evacuação.

4. Priorize alimentos ricos em fibra

Para evitar as terríveis hemorroidas, consumir todos os dias fibras é uma excelente opção. Isso porque ajudam a diminuir o desconforto na hora de evacuar, o que evita a pressão nos vasos que ficam ao redor do ânus. 

Gostou das dicas?  Aqui na CRIEP, trabalhamos com o que há de mais moderno na Medicina para tratar hemorroidas: a embolização.

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e que não necessita de internação hospitalar. Além disso, é sob anestesia local e orientado com equipamentos de imagem de alta tecnologia para dirigir um cateter até a região alvo para que sejam “entupidas”, isto é, embolizadas.

Precisa de mais informações? Agende sua consulta.

Se gostou do conteúdo, compartilhe.

Categorias

Posts recentes