Já é sabido por muitos que a saúde óssea faz parte do bem-estar geral, porém, muitas vezes nos deparamos com a confusão entre diferentes condições que afetam nossos ossos. Duas delas, osteoartrite e osteoporose, por exemplo, são frequentemente alvos de equívocos.
Apesar de suas semelhanças superficiais, são condições distintas, cada uma com suas características únicas.
Ao longo deste texto, você vai aprender as diferenças cruciais entre essas doenças, assim como os sintomas, fatores de risco e tratamentos.
Entenda a osteoartrite
A osteoartrite é uma condição que afeta as articulações, causando dor, rigidez e perda de movimento. Ao contrário da crença popular, não é uma parte inevitável do envelhecimento, mas sim o resultado de desgaste nas cartilagens que protegem as extremidades dos ossos.
Essas cartilagens são vitais para garantir que as articulações se movam suavemente e sem atrito.
Quando falamos de fatores de risco, o envelhecimento pode ser um deles, assim como lesões antigas, especialmente de esportes intensos. Outros fatores consideráveis são a obesidade, uma vez que o peso extra pressiona as articulações e acelera o desgaste, além da genética, com histórico familiar aumentando a predisposição.
A falta de exercício e um estilo de vida sedentário também geram preocupação, especialmente porque é a atividade física que fortalece os músculos ao redor das articulações.
Em síntese, os principais sintomas dessa condição incluem:
- Dor nas articulações durante ou após o movimento;
- Rigidez articular, especialmente pela manhã;
- Inchaço nas articulações afetadas;
- Perda de flexibilidade.
Entenda a osteoporose
Diferentemente da osteoartrite, a osteoporose não afeta as articulações, mas sim o tecido ósseo. Essa condição é caracterizada pela fragilidade dos ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas.
Isso acontece porque na medida que envelhecemos, a massa óssea tende a diminuir naturalmente, porém, caso a pessoa tenha osteoporose, essa perda é ainda mais agressiva.
Por ser uma doença silenciosa, seus sintomas perceptíveis já tendem a ser fraturas e sequência de lesões em partes do corpo, como fêmur e vértebras.
Além disso, por ser uma condição que afeta as articulações, apresenta vários fatores de risco. Dentre os principais estão: membros da família com histórico da doença, sedentarismo, dieta pobre em cálcio e vitamina D, magreza, menopausa precoce, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Osteoartrite e osteoporose: entenda as principais diferenças
Como já dito, a osteoartrite é uma condição degenerativa que afeta as articulações do corpo, e pode causar desgaste de diversas formas nas articulações.
Por outro lado, a osteoporose não está associada ao desgaste, mas sim a um enfraquecimento dos ossos.
Quando falamos de sintomas, os da osteoartrite e osteoporose se diferem. Esta primeira, que é crônica e ainda não possui cura, geralmente inclui dor, inchaço e rigidez nas articulações.
Já os da osteoporose podem não resultar em dor, mas diretamente em fraturas e lesões, possuindo tratamento.
Nesses casos, exercícios com carga, nos quais os ossos são submetidos ao peso do paciente durante a prática esportiva, é uma excelente recomendação por promover o aumento da densidade óssea, desde que sejam supervisionados por um profissional de educação física.
Opções de tratamento para osteoartrite e osteoporose
O tratamento da osteoartrite abrange abordagens com medicamentos e sem medicamentos, sendo ambas igualmente significativas.
Com o passar do tempo e a evolução da medicina, quem vem ganhando cada vez mais destaque é a embolização. Essa técnica realizada exclusivamente com anestesia local, envolve a inserção de uma agulha na artéria da virilha do paciente.
Com isso, pequenos cateteres são utilizados para injetar micropartículas, resultando no bloqueio do fluxo sanguíneo para o tecido inflamado das articulações. Esse processo resulta na melhoria da dor e da limitação funcional.
Já quando falamos da osteoporose, alguns tratamentos mais recomendados estão ligados à mudança de hábitos no dia a dia, como a ingestão adequada de cálcio e vitamina D e a prática de exercícios, tais como caminhar, subir escadas ou treinar com pesos para fortalecimento dos ossos.
Diante disso, ao buscar tratamento para osteoartrite e osteoporose, a orientação médica especializada é indispensável. Sendo assim, procure os profissionais especialistas da Criep e agende uma consulta.