Por ser um procedimento minimamente invasivo, a ablação está sendo cada vez mais usada para tratar os nódulos benignos na tireoide.
Segundo estudos internacionais, apenas 10% dos pacientes submetidos a esse tratamento apresentam algum efeito colateral. Ou seja, as chances de uma recuperação tranquila são altas.
Para que você conheça ainda mais benefícios desta técnica, listamos, abaixo, 5 dos seus principais benefícios.
Boa leitura!
5 benefícios da ablação
- Tratamento de nódulos tireoidianos
A ablação de tireoide é uma alternativa muito eficaz para o tratamento de nódulos tireoidianos, especialmente quando estes são benignos ou apresentam pouca atividade.
Isso porque essa técnica é capaz de reduzir o tamanho do nódulo ou mesmo eliminá-lo, diminuindo o desconforto e os sintomas causados pelo aumento do volume da tireoide.
2. Baixo risco de complicações
Considerada um procedimento minimamente invasivo, a ablação oferece baixo risco de complicações.
Assim, os pacientes geralmente retornam às suas atividades normais dentro de alguns dias após o procedimento e podem experimentar pouca ou nenhuma dor.
3. Menor custo
Se comparado a outras opções de tratamento para nódulos de tireoide, a ablação é uma opção mais econômica, pois geralmente é realizada em regime ambulatorial e não requer internação hospitalar prolongada.
4. Recuperação rápida
Os pacientes que se submetem à ablação de tireoide geralmente experimentam uma recuperação mais rápida do que aqueles que passam por cirurgias mais invasivas. Eles costumam retornar às suas atividades normais em poucos dias após o procedimento.
5. Menos riscos de danos às cordas vocais
Outro benefício adicional da ablação de tireoide, e que vale destaque, é o fato de que o procedimento envolve menos riscos de danos às cordas vocais em comparação com a cirurgia convencional.
Isso reduz os riscos de alterações da voz e disfagia.
Em quais casos a ablação de tireoide é indicada?
Você já conferiu todos os benefícios listados acima, mas será que a ablação é indicada para todos os tipos de pacientes com doenças da tireoide?
A resposta é não. Confira algumas das particularidades abaixo:
Nódulos tireoidianos benignos: indicada apenas para pacientes com nódulos tireoidianos benignos ou com pouca atividade hormonal que apresentam sintomas, como dificuldade para respirar, engolir ou falar, ou ainda quando o nódulo é esteticamente incômodo.
Câncer de tireoide: Em alguns casos, a ablação também pode ser utilizada em combinação com a cirurgia para tratar o câncer.
Cistos tireoidianos: indicada para pacientes com cistos tireoidianos que causam desconforto ou quando a aspiração do líquido não é efetiva ou não é possível devido à localização ou tamanho do cisto.
Reintervenções cirúrgicas: pode ser indicada como uma opção para pacientes que precisam de uma reintervenção cirúrgica na tireoide, especialmente quando o risco de danos às cordas vocais é alto.
À vista disso, é fundamental ressaltar que a escolha do tratamento mais adequado para cada paciente dependerá de uma avaliação individualizada realizada por um médico especialista.
Procure os profissionais da CRIEP.