A osteoartrite de joelho, também conhecida como artrose, é uma condição degenerativa das articulações que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo ainda mais comum nas mulheres.
Essa doença é ocasionada pelo desgaste gradual da cartilagem que cobre as extremidades dos ossos, e faz com que sofram atrito, causando dor e inflamação.
Neste artigo, vamos explicar o que é a osteoartrite de joelho, seus principais sintomas e as opções de tratamento disponíveis.
O que é a osteoartrite de joelho?
A osteoartrite de joelho é uma doença degenerativa das articulações. Basicamente, a cartilagem funciona como um tipo amortecedor entre os ossos, permitindo que eles se movam suavemente. Com o desgaste do tempo, devido à osteoartrite, ela acaba diminuindo e provocando atrito.
Como resultado, a cartilagem danificada pode se soltar e formar esporões ósseos, que geralmente resultam em dor e inflamação na articulação.
É uma doença mais comum em pessoas acima de 50 anos, podendo afetar, também, pessoas jovens que sofrem lesões nas articulações ou têm histórico familiar da doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrose, em conjunto, tem maior recorrência em mulheres, especialmente em regiões como mãos e joelhos. Nos homens, costumam afetar mais articulações como a coxofemoral (do fêmur com a bacia).
Principais sintomas da osteoartrite
Geralmente os sintomas da osteoartrite de joelho variam de acordo com o grau de evolução da doença no paciente, que vai de leve a grave. Os mais comuns incluem:
- Rigidez ou dificuldade em movimentar o joelho;
- Dor na articulação do joelho;
- Estalos e rangidos ao mover o joelho;
- Inchaço e inflamação da articulação;
- Sensação de fraqueza ou instabilidade na articulação.
Em casos mais graves, a osteoartrite de joelho pode levar, ainda, à incapacidade de caminhar e até de realizar atividades diárias, impactando diretamente na qualidade de vida.
Como tratar a osteoartrite de joelho?
Embora não haja cura para a osteoartrite de joelho, existem várias opções de tratamento que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação, além de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida do paciente. São elas:
- Mudanças no estilo de vida: Manter um peso saudável e praticar exercícios de fortalecimento e alongamento são verdadeiros aliados para melhorar a mobilidade e reduzir a dor.
- Medicamentos: Em alguns casos, médicos podem recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação da articulação.
- Fisioterapia: Fazer fisioterapeuta é fundamental para melhorar a mobilidade e a força muscular.
- Cirurgia: Em casos graves, a cirurgia é a única opção para reparar ou substituir a articulação danificada.
- Embolização: indicada para osteoartrose do joelho ou outras articulações, trata-se de um procedimento minimamente invasivo, realizado com anestesia local. Através de uma punção com agulha na artéria da virilha do paciente e utilizando pequenos cateteres, micropartículas são injetadas. Dessa forma, acontece um bloqueio da chegada de sangue no tecido inflamado das articulações, levando a melhora da dor e da limitação funcional.
É fundamental ressaltar que qualquer tratamento osteoartrite de joelho deve ser realizado sob orientação médica, a fim de garantir a eficácia e minimizar os riscos.
Agende sua consulta na CRIEP.