O câncer de próstata é o segundo que mais atinge a população masculina no Brasil. Esse dado alarmante do Instituto Nacional do Câncer (INCA), revela que a prevenção é um caminho fundamental. Daí o exame de toque se torna importante
Por isso, manter uma rotina saudável e respeitar a periodicidade dos exames devem ser atividades obrigatórias para todo homem. Especialmente porque além de fatores como hereditariedade e idade, outras razões podem desencadear a doença, inclusive o tabu com exames como o do toque retal.
Reunimos alguns mitos e verdades para você entender mais sobre esse procedimento e esquecer de vez a vergonha. Acompanhe!
Mito ou verdade? Elimine suas dúvidas sobre o exame do toque!
- Só há necessidade de fazer o exame após o surgimento de sintomas:
MITO. Além de falsa, essa informação é bastante preocupante porque faz com que muitos homens não mantenham os exames necessários em dia.
Antes de tudo é preciso entender que a recomendação médica é que todo homem a partir dos 45 anos realize o exame da próstata anualmente. Sendo assim, não é indicado esperar os sintomas chegarem.
Além disso, quem possui histórico familiar de câncer na próstata deve seguir um cronograma de acompanhamento com maior regularidade. Isso é fundamental para detectar a doença de forma precoce.
Existe prevenção para o câncer de próstata:
VERDADE. Para isso é indispensável ter um estilo de vida saudável, que reúne atitudes como manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, assim como realizar atividade física, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Além do estilo de vida saudável, é necessário ir ao médico regularmente e realizar os exames de check-up.
- O exame dói
MITO. Sabemos que muitos homens não realizam o exame de toque por acreditarem que o procedimento seja bastante doloroso.
Porém, essa informação é um mito. O toque retal é muito rápido e mais simples do que parece. Para muitos pode até ser desconfortável, mas não doloroso. Isso porque o médico utiliza luva e lubrificante para fazer com que todo o processo seja o mais indolor possível.
· Não é preciso fazer o toque retal caso o PSA dê normal:
MITO. Muitos acreditam que o valor do exame de Antígeno Específico da Próstata seja suficiente para indicar a necessidade ou não do exame de toque. Porém isso não é verdade, uma vez que esses procedimentos precisam atuar juntos para concluir o diagnóstico correto da doença.
Dessa forma, é fundamental não eliminar nenhum exame solicitado pelo urologista!
- É necessário realizar biópsia para confirmar o câncer de próstata?
VERDADE. Esse é o método mais seguro para confirmar um diagnóstico de câncer de próstata. Dessa forma, uma amostra do tecido da próstata é retirada (geralmente por punção da próstata), para dar seguimento ao diagnóstico.
Agora que você entendeu alguns dos principais mitos e verdades do exame de toque, deixe o preconceito de lado e marque a sua consulta.