Quem leva uma vida corrida geralmente deixa o cuidado com a saúde em segundo plano, principalmente um check-up anual.
Porém, o que muitos não se atentam é que ter os exames de rotina em dia ajuda a prevenir problemas maiores como os cânceres de próstata e de mama que, se diagnosticados e tratados precocemente, possuem grande chance de cura.
Dessa forma, independentemente da faixa etária, o indicado é realizar pelo menos um check-up por ano.
Ainda não sabe identificar o momento ideal para marcar o seu? Confira as dicas nos próximos tópicos.
Quando devo pedir um check-up?
A frequência de realização de um check-up deve ser sempre determinada por um clínico geral ou qualquer outro médico que o acompanha. Geralmente esses profissionais costumam indicar a seguinte frequência:
- Adultos saudáveis: a cada 2 anos;
- Pessoas com alguma doença crônica: a cada 6 meses;
- Pacientes com fatores de risco para alguma doença: 1 vez por ano.
Dessa forma, também é importante que as pessoas que têm fatores de risco deem uma atenção especial à saúde e observem qualquer sinal de alerta fora do comum, como dor no peito, por exemplo.
Além disso, ressaltamos a importância dos exames específicos para mulheres a partir dos 40 anos, como os de mama, e homens acima dos 50, que devem sempre verificar a próstata.
Quais exames devo fazer em um check-up anual?
Os exames mais comuns nos check-ups são aqueles que permitem ao médico analisar o funcionamento de diferentes órgãos, assim como identificar possíveis infecções e alterações.
Alguns dos mais solicitados são:
- Exame de urina;
- Exame de fezes;
- Hemograma;
- Glicemia em jejum;
- Ureia e creatinina;
- Colesterol;
- Ácido úrico;
- TGO/AST e TGP/ALT;
- Triglicerídeos;
- Gama-glutamiltransferase (GGT);
- TSH e T4 livre;
- Fosfatase alcalina;
- Proteína C reativa (PCR).
Além desses, outros exames de check-up podem ser solicitados, como os radiológicos e oftalmológicos, de acordo com a necessidade de avaliação médica, especialmente em casos de pacientes com doenças já diagnosticadas.
Também há cuidados específicos que homens e mulheres devem tomar. Confira alguns:
- Para mulheres: é fundamental realizar anualmente exames ginecológicos como o Papanicolau, a colposcopia e a vulvoscopia e a ultrassonografia de mamas e transvaginal. Afinal, é a partir desses exames que o(a) ginecologista analisa possíveis infecções ou quaisquer outras alterações.
- Para homens: recomenda-se que os homens a partir dos 50 anos façam exames também mais específicos, como a dosagem do hormônio PSA, exame de toque retal e a ultrassonografia da próstata.
Principais riscos em adiar seu check-up anual
Existem diversos riscos em adiar o seu check-up anual. Ao optar por não realizá-lo, você acaba se expondo a vários problemas, um deles o diagnóstico tardio.
Em meio a isso, vale lembrar que diversas doenças não costumam apresentar sintomas em suas fases iniciais. Por isso, a realização de exames de check-up regularmente ajuda no diagnóstico precoce.
Outro problema é o agravamento de doenças. Uma vez que você é diagnosticado, é fundamental realizar os exames periódicos de controle para que não haja agravamento da mesma.
Por isso não deixe de realizar o seu check-up e acompanhar sua saúde!