Quando os pacientes tratam as hemorroidas para se livrar de sintomas e incômodos, querem virar essa página de suas vidas. Afinal, dores e sangramentos não são nada agradáveis e voltar a conviver com esse quadro é realmente indesejável.
Mas a pergunta que fica é: após o tratamento, os problemas das hemorroidas podem voltar?
Dizer sim ou não talvez não traga a resposta certa. Então, precisamos compreender todas as questões relativas ao tratamento das hemorroidas e quais os riscos que os pacientes tratados correm de voltar a apresentar sintomas.
Continue com a leitura para saber mais.
Os tratamentos de hemorroidas
Antes de tudo, precisamos falar um pouco sobre os tratamentos de hemorroidas. Eles são intervenções pontuais que se adequam ao grau das lesões nas artérias da região anal. Logo, cada caso vai pedir algum tipo de tratamento específico.
Alguns são mais invasivos, outros são feitos externamente. E cada um apresenta seu grau de eficiência. Só os médicos podem dizer quais os mais indicados para cada situação e realizá-los. Em resumo, podemos falar do uso de pomadas, da necrose da hemorroida com o uso de elásticos, procedimentos usando radiofrequência e laser e as cirurgias.
Um tratamento que tem sobressaído pela sua característica minimamente invasiva e eficiência é o da Embolização. Nele, os médicos inserem um cateter pela virilha do paciente, que chega às hemorroidas. Na região lesionada, eles inserem micropartículas que obstruem a artéria e bloqueiam o fluxo sanguíneo, resolvendo os problemas das hemorroidas.
Os problemas de hemorroidas podem voltar?
Sendo bem objetivo, os tratamentos são realizados nas regiões lesionadas. Logo, eles resolvem problemas existentes, não tendo relação com o aparecimento de novas lesões. Portanto, dificilmente o paciente terá problemas na região tratada. Mas não quer dizer que está livre de outros.
Por exemplo, na técnica da Embolização são inseridas micropartículas e micromolas em uma posição da artéria. Esse material permanece em definitivo no local, impedindo o fluxo sanguíneo e o surgimento das varizes. Ali, o paciente não terá mais sangramentos ou dores.
Contudo, como todo tratamento médico, há risco de recidivas, que é o ressurgimento das condições clínicas. Os pacientes podem voltar a apresentar sintomas de hemorroidas em outras regiões.
Isso não quer dizer que os tratamentos são ineficientes. Pelo contrário, eles têm uma alta taxa de sucesso e encaminham as pessoas para uma vida normal. Uma vez tratadas, as pessoas adquirem mais consciência e sabem identificar a hora de procurar ajuda médica, caso precisem novamente.
Com o acompanhamento de médicos, novos problemas podem ser tratados em estágios iniciais, evitando agravamento e a necessidade de intervenções mais invasivas. Se todos observarem os fatores de risco associados ao aparecimento da doença podem mudar hábitos e comportamentos para evitar problemas futuros.
A CRIEP é uma clínica especializada em radiologia intervencionista. A Embolização das hemorroidas é uma técnica realizada pelos nossos médicos. Com anestesia local e sem internamento, é possível tratar problemas nas hemorroidas e seguir com uma vida normal.
Siga a CRIEP nas redes sociais para saber mais sobre o nosso trabalho.