novembro azul

Novembro Azul: cuidados para tratar sua próstata

O Novembro Azul é uma campanha mundial que busca conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, em especial a saúde da próstata. Esse mês dedicado ao bem-estar masculino reforça a necessidade de realizar exames preventivos regulares e discutir abertamente sobre as principais doenças que afetam a próstata, como o câncer, a hiperplasia prostática benigna e as prostatites.

Vamos mostrar, neste artigo, como você pode adotar alguns cuidados para prevenir doenças na próstata, além de exaltar a importância do diagnóstico precoce e como a Radiologia Intervencionista pode ser uma aliada no tratamento de doenças prostáticas.

A nobre iniciativa do Novembro Azul

O Novembro Azul é um momento do ano que traz à tona discussões sobre o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, especialmente os acima de 50 anos. Estima-se que 1 a cada 6 homens desenvolva a doença ao longo da vida.

No entanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Além do câncer, outras condições como a hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento da próstata, e as prostatites, inflamações na próstata, também merecem atenção. Essas condições podem impactar a qualidade de vida, provocando desconforto, dificuldades urinárias e, em casos mais graves, complicações renais.

O Novembro Azul é uma campanha global para chamar atenção sobre o tema e elevar a consciência sobre a saúde masculina.

Principais doenças da próstata

Durante o Novembro Azul, destacam-se as doenças relacionadas à próstata. Vai muito além do câncer e pode ajudar muitas pessoas a entenderem sintomas que lhes afligem. Vamos mostrar um pouco mais dessas doenças.

  • Câncer de Próstata: nos estágios iniciais, o câncer de próstata pode ser assintomático, mas quando se manifesta, pode causar dificuldade ao urinar, presença de sangue na urina, dor na região pélvica e disfunção erétil.
  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB): trata-se de um aumento benigno da próstata, que pode comprimir a uretra e dificultar o fluxo urinário. A HPB é comum em homens acima de 50 anos e, embora não seja cancerosa, pode afetar significativamente a qualidade de vida.
  • Prostatite: essa inflamação da próstata, geralmente causada por infecções bacterianas, provoca dor e desconforto ao urinar, podendo também causar febre e dores na pelve.

Radiologia Intervencionista: uma aliada no Novembro Azul

A CRIEP, clínica especializada em Radiologia Intervencionista, se posiciona como uma clínica de vanguarda no tratamento de doenças prostáticas. Falamos em vanguarda porque nossos profissionais são criadores e pioneiros na técnica da embolização das artérias da próstata.

A radiologia intervencionista é uma área da medicina que utiliza técnicas minimamente invasivas guiadas por imagem para tratar diversas condições, sendo alternativas menos agressivas aos métodos tradicionais.

Por exemplo, a embolização da próstata é uma técnica minimamente invasiva que consiste em bloquear o fluxo sanguíneo que alimenta a próstata, reduzindo seu tamanho e aliviando os sintomas associados. O procedimento geralmente é feito com anestesia local, permitindo uma recuperação rápida e menores riscos de complicações.

O Novembro Azul é um lembrete anual de que a prevenção salva vidas. Aproveite para cuidar da sua saúde e agende consultas regulares com o seu médico. O cuidado com a próstata é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida.

A CRIEP está à disposição para ajudar você a cuidar da sua saúde prostática.

Se gostou do conteúdo, compartilhe.

Categorias

Posts recentes