Cercada de mitos, as hemorroidas ainda são um tabu para muitas pessoas, que, mesmo quando acometidas pelo problema, evitam falar sobre o assunto.
Porém, a verdade é que essa doença é mais comum do que muitos imaginam. É o que evidencia o estudo do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), que diz que até 75% dos homens e mulheres tiveram ou vão ter o problema ao menos uma vez na vida.
Quer aprender tudo sobre hemorroidas e se livrar de vez dos tabus sobre ela? Acompanhe os próximos tópicos e boa leitura!
O que são hemorroidas?
Hemorroidas são vasos sanguíneos, veias do reto, canal retal ou ânus que realizam a drenagem local. Elas participam da continência fecal e em algum momento se tornam anormalmente dilatadas, causando desconforto e até sangramento, especialmente quando inflamadas.
Elas podem desenvolver-se internamente, externamente e até coexistir das duas formas.
Quando são externas, geralmente se assemelham às varizes ou a bolas de sangue, sendo visíveis na borda do ânus.
Já quando desenvolvem-se internamente, ficam localizas acima do esfíncter anal e, por isso, causam sintomas mais agudos.
Além da classificação de internas e externas, as hemorroidas também podem ser divididas por graus, indo de leve a grave:
- Grau I: O paciente apresenta um aumento no número e tamanho das veias hemorroidárias, mas não há prolapso;
- ● Grau II: Os mamilos hemorroidários se apresentam fora do canal anal no momento da evacuação, mas retornam espontaneamente para o dentro do canal anal;
- ● Grau III: Também ocorre o prolapso hemorroidário, mas este necessita de ajuda manual para o seu retorno para o canal anal;
- ● Grau IV: Apresenta um prolapso hemorroidário permanente e irredutível, o que traz maior desconforto ao paciente.
Principais sintomas das hemorroidas
Conforme falado no tópico acima, existem diferentes tipos de hemorroidas e cada uma delas possuem sintomas particulares, confira os principais abaixo.
- ● Internas: Sangue nas fezes ao evacuar, dor e irritação anal e Hemorragia;
- ● Externas: Prurido anal, dor anal principalmente ao sentar-se, dor ao evacuar, nódulos próximos ao ânus, inchaço ao redor do ânus, sangue vermelho vivo no papel higiênico, vaso sanitário ou fezes.
Ao sentir algum deles, é fundamental procurar ajuda médica para que o problema não evolua.
Quais as causas mais comuns que fazem surgir as hemorroidas?
Geralmente elas aparecem pela junção de vários fatores, como alimentação com poucas fibras, excesso de gorduras e condimentos e baixa ingestão de líquidos. Além disso, também podem ser resultado de muita força usada durante a evacuação, quando se passa muito tempo sentado, assim como através da diarreia crônica.
Dessa forma, também é importante ficar atento a alguns fatores de risco no desenvolvimento das hemorroidas, como obesidade, gravidez, sedentarismo, idade avançada e hereditariedade.
Principais tratamentos para hemorroidas
O tratamento para as hemorroidas pode ser feito de diferentes formas, de acordo com a particularidade de cada paciente. Alguns dos principais tratamentos são:
- Uso de pomadas e supositórios;
- Cirurgia chamada de hemorroidectomia para retirada das veias doentes;
- ● Ligadura elástica: uma técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada;
- ● Embolização das hemorroidas: técnica minimamente invasiva sem necessidade de internação hospitalar, sob anestesia local, orientado com equipamentos de imagem para dirigir um cateter até as hemorroidas, onde é feita a obstrução intencional (embolização). Trata-se de um procedimento altamente seguro e simples, sem precisar de internação.
Ainda em dúvida? Procure os profissionais da Criep. Nossa equipe de médicos é especialista na técnica de embolização das hemorroidas. Marque sua consulta.