mioma-x-fertilidade

Miomas x Infertilidade: mitos e verdades

Embora sejam comuns e, muitas vezes, assintomáticos, a relação entre miomas x infertilidade ainda é envolvida em muitos mitos e incertezas.

Este artigo tem como objetivo explicar esse vínculo, destacando os mecanismos envolvidos, sintomas associados e opções de tratamento. Acompanhe nos próximos tópicos.

5 mitos relacionados a Miomas X Infertilidade

1 – Os miomas sempre prejudicam a fertilidade

    Os miomas nem sempre impactam a fertilidade, uma vez que muitas mulheres que possuem esses nódulos conseguem engravidar sem problemas. Afinal, o impacto dos miomas na fertilidade depende de vários fatores, incluindo o tamanho, a localização e a quantidade.

    Os submucosos, que deformam a cavidade do útero, por exemplo, são os mais propensos a afetar a fertilidade, uma vez que podem interferir na implantação do embrião ou no desenvolvimento do feto.

    No entanto, miomas pequenos ou localizados na parte externa do útero muitas vezes não têm nenhum impacto significativo sobre a fertilidade.

    Dessa forma, é importante avaliar cada caso individualmente com um médico para entender o possível impacto dos miomas x infertilidade.

    2 – É sempre fácil identificar um mioma

    Esse é mais um mito. Afinal, nem sempre é fácil identificar um mioma, uma vez que na maioria das vezes eles não causam sintomas evidentes.

    E quando esses sintomas ocorrem, podem ser semelhantes aos de outras condições médicas, dificultando o diagnóstico sem exames específicos.

    Portanto, para o diagnóstico desses tumores é imprescindível ter a assistência de profissionais de saúde e exames complementares.

    3 – Não é possível fazer tratamento para miomas preservando o sistema reprodutor

    Ao pensar na relação miomas x infertilidade, muitas mulheres sofrem por antecipação. Entretanto, essa não precisa mais ser uma dor de cabeça. Afinal, hoje em dia a embolização já é uma opção de tratamento bastante eficaz para mulheres que desejam preservar o útero e manter a capacidade reprodutiva.

    Durante esse procedimento, um radiologista intervencionista utiliza técnicas de imagem para guiar um cateter até as artérias que fornecem sangue aos miomas. Dessa forma, pequenas partículas são então injetadas através do cateter para bloquear estas artérias, cortando o fluxo de sangue para os miomas e fazendo com que eles diminuam de tamanho e morram.

    Sendo assim, a embolização é muito indicada para mulheres que desejam manter a fertilidade ou evitar cirurgias mais invasivas, como a histerectomia, que remove completamente o útero.

    4 – Miomas torna qualquer gravidez sempre de alto risco

    Embora os miomas possam aumentar o risco de algumas complicações durante a gravidez, como parto prematuro ou problemas na posição do bebê, muitas mulheres que convivem com esses nódulos benignos têm gravidezes e partos sem complicações.

    Por isso, é indispensável ficar atento às recomendações médicas para saber como lidar com essa situação.

    5 – Miomas causam sempre abortos espontâneos

    É certo que os miomas podem aumentar o risco de certas complicações durante a gravidez, incluindo abortos espontâneos, entretanto muitas mulheres com esses nódulos têm gravidezes bem-sucedidas.

    Afinal, o risco de aborto sempre vai depender da localização e do tamanho do mioma. Portanto, não é possível generalizar os casos e se recomenda fortemente ouvir os ginecologistas nos casos específicos.

    Em suma, a relação entre miomas x infertilidade é complexa e influenciada por diversos fatores individuais, como a localização, tamanho e quantidade. Por isso, é preciso abordar essa questão por uma perspectiva bem específica, com a devida orientação médica.


    Procure os profissionais da CRIEP para saber mais

    Se gostou do conteúdo, compartilhe.

    Categorias

    Posts recentes