dor no joelho, osteoartrite

Dores no joelho: como tratar a Osteoartrite

Você sabia que a Osteoartrite afeta as juntas da maioria das pessoas acima de 50 anos de idade? Isso acontece porque essa doença degenerativa provoca uma alteração da junta, por múltiplas causas, e apresenta inflamação.

Mas será mesmo que toda pessoa idosa obrigatoriamente desenvolve osteoartrite devido ao desgaste provocando dor no joelho? Essa e outras dúvidas, como as principais causas, sintomas e possíveis tratamentos para a osteoartrite você vai conseguir sanar lendo este conteúdo. Boa leitura!

O que é Osteoartrite e por que ela causa dor no joelho?

A Osteoartrite, antes conhecida como artrose ou osteoartrose, não é uma doença causada apenas pelo envelhecimento. Por isso, não podemos dizer que quem a tem são apenas pacientes idosos, mesmo que esses sejam maioria.

Como já citado anteriormente, a Osteoartrite desenvolve um processo de alteração da junta, que tem múltiplas causas, e apresenta inflamação que não é muito intensa, mas que contribui para diversos sintomas, assim como para a deterioração da articulação acometida, como as do joelho.

Porém, isso não quer dizer que essa doença acontece apenas no joelho. Na verdade, essa é uma das regiões mais atingidas, assim como as mãos, as coxofemorais (ligação da coxa com o quadril) e a coluna.

Geralmente, o público feminino é o que mais sofre com a Osteoartrite, embora homens também apresentem a doença. Além disso, apesar de não ser de origem genética, ela apresenta tendências a acontecer em mais de uma pessoa da mesma família.

Agora você pode estar se perguntando como ela causa dor no joelho, não é mesmo? Calma, vamos te explicar!

Uma boa parte dos nossos ossos é revestida por um “colchão”, que não tem nervos nem vasos sanguíneos (portanto não dói nem sangra), chamado cartilagem.

Essa cartilagem, que participa no amortecimento dos impactos durante os movimentos, sofre um processo de desgaste causado pela Osteoartrite. Dessa forma, o osso que fica logo abaixo dessa cartilagem enfrenta aumento de pressão e também se deteriora.

Da mesma forma, os tendões, músculos e ligamentos que envolvem a junta são afetados quando existe a Osteoartrite.

Assim, as dores que as pessoas apresentam podem originar-se no osso que fica abaixo da cartilagem ou nas outras estruturas que têm nervos. Porém o mais provável é que a dor seja resultado de problemas no conjunto de todos esses tecidos.

Além disso, a inflamação causada pela Osteoartrite, por ser persistente, influencia na evolução da dor.

Sintomas da Osteoartrite: conheça alguns deles

Uma boa parcela de pessoas que desenvolvem a Osteoartrite praticamente não sofre com sintomas. E nas que relatam sentir algo, a dor é a principal reclamação.

Normalmente, essa dor é sentida ao realizar alguma atividade física, ou até mesmo ao fazer movimentos simples do dia a dia, como subir e descer escadas ou passar muito tempo sentada – principalmente para pacientes com Osteoartrite de joelhos.

Outros sintomas podem ser o inchaço nas juntas, barulho, assim como deformidades, com desvio do eixo dos ossos, por exemplo.

Quais são os tratamentos para Osteoartrite?

Existem diferentes tipos de tratamentos para a Osteoartrite. Confira abaixo:

  • Embolização:

Trata-se de um procedimento pouco invasivo. Com apenas sedação local, ele é feito através de uma punção com agulha na artéria da virilha do paciente.

Utilizando um pequeno cateter, micropartículas são injetadas. Com isso, acontece um bloqueio da chegada de sangue no tecido inflamado das articulações, levando a melhora da dor e da limitação funcional.

Como já foi dito, por ser um procedimento minimamente invasivo, o tempo de recuperação, após o tratamento com a embolização, é de aproximadamente 6 horas, possibilitando que o paciente volte para casa no mesmo dia, ou seja, não necessita de internação.

Esse tratamento é indicado para Osteoartrose do joelho ou de outras articulações. Além disso, para pacientes com dor e limitação funcional de difícil tratamento com analgésicos orais e outros tratamentos locais como infiltrações.

  • Medidas não-farmacológicas:

Pode parecer que não, mas esse é um tratamento eficaz. Pratique atividades físicas regularmente e de preferência, dentro da água, como hidroterapia, hidroginástica ou natação.

Outras atividades indicadas são pilates, musculação, bicicleta ou mesmo aulas de dança.

  • Medidas farmacológicas (remédios)

Infelizmente ainda não há um medicamento ideal para o tratamento da Osteoartrite, mas há compostos que, em alguns pacientes, ajudam a retardar a sua progressão. Porém, o fundamental é sempre buscar orientação médica.

Para fechar o diagnóstico da Osteoartrite, o ortopedista e/ou o reumatologista devem ser consultados para avaliação e definição do tratamento mais eficaz.

Ainda em dúvidas? Procure os profissionais da Criep.

Se gostou do conteúdo, compartilhe.

Categorias

Posts recentes