A biópsia é um procedimento bastante presente na rotina médica. Com certeza você já fez ou conhece alguém que teve que se submeter a uma.
No entanto, apesar de ser bastante conhecida, ainda existe uma boa quantidade de pacientes que temem ao exame, acreditando que ele só antecede o diagnóstico de doenças mais graves, como câncer.
Neste conteúdo, vamos desmistificar isso e te ajudar a entender que a biópsia é indicada para identificar desde enfermidades simples até as mais graves.
Confira os próximos tópicos e boa leitura!
O que é uma biópsia?
É um tipo de exame solicitado por médicos que serve para auxiliá-los no diagnóstico e condução do tratamento do paciente. O exame consiste na retirada de uma amostra do tecido ou célula para avaliar a saúde e a integridade de determinada estrutura do corpo como pele, osso, músculo, mama, próstata, pulmão, fígado, rim, etc.
O objetivo dela é identificar qualquer tipo de mudança, como possíveis alterações no formato ou tamanho das células. Por menor que seja a alteração, tudo é cabível de análise para identificar ou descartar um problema de saúde, independentemente da gravidade.
Geralmente o médico solicita uma biópsia para concluir o diagnóstico. Justamente por isso, é necessário realizar o exame prontamente para que, uma vez diagnosticado o problema, o tratamento possa ser feito em seguida.
Agora que você entendeu o significado e como ela é fundamental para o diagnóstico de doenças também consideradas simples, confira no próximo tópico algumas delas que são realizadas pela equipe da Criep.
Quais as biópsia feitas pela equipe da Criep?
A equipe da Criep realiza biópsia de diferentes tipos para ajudar a fechar diagnósticos completos. Confira os tipos abaixo:
- Biópsia de tireoide
Procedimento guiado por imagem (ultrassonografia), minimamente invasivo, realizado com a introdução de uma agulha fina no interior da lesão, seguido da coleta do material para análise histopatológica.
- Biópsia de próstata
Consiste na retirada de fragmentos da próstata para investigação da suspeita de neoplasia da próstata, seja por aumento do PSA ou pela presença de nódulos ao toque retal ou na ressonância magnética.
- Biópsia de mama
Procedimento minimamente invasivo guiado por ultrassonografia ou estereotaxia que visa a investigação diagnóstica de lesões localizadas na mama, auxiliando na definição do tratamento
- Biópsia hepática
Pode ser realizada pela via percutânea transparieto-hepática (por entre as costelas) ou transjugular (veia do pescoço). Consiste na retirada de fragmentos do fígado para avaliação e diagnóstico de diferentes doenças que acometem este órgão.
- Biópsia renal
Procedimento que visa a investigação diagnóstica de doenças renais, como síndrome nefrótica, síndrome nefrítica e insuficiência renal aguda ou crônica sem etiologia definida.Biópsia pulmonar
Consiste na retirada de fragmentos de lesão localizada no pulmão para investigação diagnóstica de lesões pulmonares suspeitas para neoplasia ou de doenças infecciosas (nódulos, massas ou consolidações).
- Biópsia esplênica (baço)
Consiste na retirada de fragmentos de lesão localizada no baço para análise histopatológica e visa a investigação diagnóstica de lesões suspeitas para neoplasia localizadas no baço.
- Biópsia de pâncreas
Procedimento também minimamente invasivo guiado por ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Consiste na retirada de fragmentos de lesão localizada no pâncreas para análise histopatológica.
- Biópsia de adrenal
Consiste na retirada de fragmentos de lesão localizada na adrenal para análise histopatológica com objetivo de investigar lesões suspeitas para neoplasia localizadas na glândula adrenal.Biópsia mediastinal
É feita através da retirada de fragmentos de lesão localizada no mediastino (área do tórax localizado entre os pulmões) para investigação diagnóstica de lesões suspeitas para neoplasia localizadas no mediastino (nódulos, massas ou linfonodomegalias).
- Biópsia óssea
Procedimento minimamente invasivo guiado por ultrassonografia, tomografia computadorizada ou radioscopia para investigação diagnóstica de lesões ósseas suspeitas para neoplasia.
- Biópsia de partes moles
Consiste na retirada de fragmentos de lesão localizada no tecido celular subcutâneo (abaixo da pele), ou muscular para investigação diagnóstica de lesões de partes moles suspeitas para neoplasia, auxiliando na definição do tratamento.
- Biópsia de linfonodo
Procedimento minimamente invasivo guiado por ultrassonografia ou tomografia computadorizada feito para investigação diagnóstica de linfonodomegalias (aumento do tamanho dos linfonodos), auxiliando na definição do tratamento.
- Biópsia de peritônio
Consiste num procedimento minimamente invasivo guiado por ultrassonografia ou tomografia computadorizada que visa a investigação diagnóstica de lesões peritoneais, auxiliando na definição do tratamento.
Leia nosso blog para se informar mais