TECNOLOGIA PARA TRATAMENTO DE
NÓDULOS DE TIREOIDE

Afinal, você não precisa
de uma cicatriz

O que é Tireoide?

A glândula tireoide é um órgão em forma de borboleta localizada na frente do pescoço, logo abaixo do pomo de adão. Ela produz hormônios (T3 e T4) que ajudam a regular o metabolismo e o processo de como o seu corpo usa e armazena energia.

glândula tireoide-pescoço
bola-e-nódulo

O que são nódulos de Tireoide

Os nódulos são lesões (”bolas”) no interior da glândula tireóide e estes nódulos podem ser benignos ou malignos. A maioria destes nódulos é benigna, porém mesmo benignos podem provocar sintomas. Os sintomas estão relacionados ao tamanho ou à  produção de hormônio. Os sintomas relacionados ao tamanho geralmente são devidos à compressão de estruturas ao seu redor, provocando engasgos, dificuldade e/ou dor para engolir, alterações da voz, e também presença de abaulamento / bola no pescoço, causando efeito estético indesejado.

Quais os tipos de Nódulos Benignos?

Os nódulos de tireóide podem ser FUNCIONANTES (antes denominados de “quente”), quando produzem hormônios, e NÃO FUNCIONANTES (antes denominados de “frio”), quando não produzem hormônios.

tratamento para tireoide frio
tratamento para tireoide frio

FRIO (NÃO FUNCIONANTE): NÃO PRODUZ HORMÔNIO

Os sintomas do nódulo frio estão relacionados ao seu tamanho. O nódulo comprime estruturas ao seu redor provocando engasgos, dificuldade e/ou dor para engolir, alterações da voz, e também presença de abaulamento / bola no pescoço, causando efeito estético indesejado.​

tratamento para tireoide quente
tratamento para tireoide quente

QUENTE (FUNCIONANTE): PRODUZ HORMÔNIO

Os sintomas do nódulo quente podem também estar relacionados à produção de hormônio (hipertireoidismo). Além dos sintomas compressivos podem provocar aumento da transpiração, perda de peso sem exercícios físicos e alterações na dieta, intolerância ao calor, palpitações, irritabilidade e fadiga.

ABLAÇÃO

Nova tecnologia para tratamento de Nódulos de Tireoide

Previous slide
Next slide

É uma tecnologia nova para tratamento de nódulos de tireoide. Realizar ablação de nódulos de tireoide visa reduzir o tamanho do nódulo sem interferir na função da tireoide. 
A ablação é rápida e segura, realizada ambulatorialmente, geralmente sob anestesia local. Consiste em posicionar uma agulha, guiada por ultrassonografia, no interior do nódulo, que através de um gerador de alta tecnologia, irá produzir calor e destruir o nódulo. Assim terá redução gradual do tamanho do nódulo e de seus efeitos compressivo e estético (não necessita qualquer tipo de corte). Após o procedimento o paciente tem alta em poucas horas e retorna nos próximos dias às atividades normais.

antes com nódulo na tireoide

ANTES

tireoide depois da Ablação

APÓS 2 MESES DE APLICAÇÃO

INDICAÇÕES

  • Não querem realizar cirurgia;
  • Não podem por questões de comorbidades clínicas;
  • Nódulo não funcionante benigno e sintomático;
  • Nódulo funcionante em que a iodoterapia ou cirurgia não são possível ou o paciente não quer realizá-las ou como método auxiliar.

VANTAGENS

  • Procedimento minimamente invasivo;
  • Alta no mesmo dia e em poucas horas após o procedimento;
  • Retorno às atividades em poucos dias;
  • Não causa hipotireoidismo;
  • Paciente não precisa tomar remédio para o resto da vida;
  • Anestesia local;
  • Sem cicatriz;
  • Bons resultados, podendo repetir o procedimento se necessário;
  • Paciente não precisa realizar exames de controle de hormônio pelo resto da vida.

O QUE É A PUNÇÃO/BIÓPSIA DA TIREOIDE?

A punção / biópsia é um procedimento médico feito para remover células ou um pedaço de tecido de uma determinada parte do corpo para avaliar, por exemplo, se esse tecido está saudável ou não.

Para avaliar um nódulo da tireoide pode ser feita a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), em que o médico introduz uma agulha fina no interior do nódulo, guiado por ultrassonografia, aspira algumas células, que serão analisadas pelo médico patologista. A análise deste material é essencial para determinar se o nódulo é “benigno” ou “maligno”.

O procedimento é simples e seguro, é realizado ambulatorialmente e com anestesia local, dura cerca de 30 minutos e o paciente pode ser liberado após alguns minutos de observação.

biopsia tireoide